Depois do luto

 

Quanto tempo demora para terminar um luto?

Tudo depende de que luto estamos falando.

Quanto tempo demora para terminar o luto pela perda de uma pessoa querida? Ou pela morte de um amor? Ou ainda pela constatação de que parte da pessoa que você era não existe mais?

 

algumas semanas, a conversa com uma pessoa querida para quem eu dei uma carona, em Florianópolis, me fez perceber que já era hora de por fim à um luto que estava durando tempo demais. 

Luto esse que era uma junção de várias dores. E que vinha cobrando um preço que eu mesma não tinha me dado conta, até então.

O mais curioso é que o último luto, justamente o mais difícil, porque imprime uma ausência incontornável, foi justamente o que me ajudou a despertar.

 

Ninguém escolhe por quanto tempo dura um lamento. Mas é fato que chega o momento, mais cedo ou mais tarde, dele terminar. E de seguirmos em frente.

Fiquei feliz do meu luto terminar. Especialmente porque, com o fim dele, consegui o ânimo para avançar de forma decisiva no maior desafio da minha vida até agora: o meu doutorado.

Estou há poucos passos de terminar a primeira versão da minha tese. E daí, meus bons leitores, é esperar pelos ajustes necessários, fazê-los e esperar a hora de apresentar o resultado final de tanto trabalho. Não me importa se isso vai acontecer este ano, ou apenas no próximo. O importante é terminar esta fase.

E o que virá depois? Não tenho a mínima ideia. Bem, algumas ideias eu até tenho...

Tenho muitas vontades, várias possibilidades. O tempo dirá para onde eu vou. Para mim, mais que ter certeza, o importante sempre foi ter possibilidades. E, após esta fase, com certeza eu terei mais possibilidades que antes, quando não havia começado este longo desafio.

 

A vida dá voltas, e a gente sofre em algumas destas voltas que a vida dá. Mas nada melhor do que terminar um ciclo, ainda que ele demore mais, algumas vezes, do que a gente gostaria para terminar.

Mas tudo termina. O que é bom, e o que é ruim.

Este ano quero revisitar alguns lugares que amo e, principalmente, reencontrar pessoas que me fazem muita falta. Será um presente, para mim, depois de tanto tempo de sacrifícios. E de presentes também.

 

Chega de sofrer, isso decidi há vários meses. E chega de luto, decidi há algumas semanas. 

O que virá, daqui por diante, será melhor. Tenho certeza. E como sempre, agradeço pelas lições aprendidas. E pelas oportunidades que eu tive e tenho.

Certamente, nas próximas vezes, estarei mais atenta e preparada. Ainda que, para algumas perdas, nunca estejamos, realmente, preparados

E vamos nessa, porque há muita coisa por fazer ainda. Bóra.

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
Espanha, Madrid, Florianópolis, Brasil, Mulher, de 26 a 35 anos, Portuguese, Spanish, Cinema e vídeo, Informática e Internet

 
Visitante número: