Das surpresas (pré-balanço)

 

Esses dias eu estava pensando e fazendo os cálculos de como este ano se aproxima, rapidamente, para o seu fim.

E como é tradicional em qualquer fim de ciclo, comecei a refletir sobre o que aconteceu comigo e ao meu redor neste ano.

 

Duas das experiências mais legais que eu vivi em 2011 aconteceram sem que eu planejasse. Foram surpreendentes.

Primeiro, o convite para uma viagem para o México. Não estava nos meus planos, nem para um futuro a médio prazo, ir para lá. Mas foi algo incrível (falei um pouco sobre isso no texto anterior).

Depois (cronologicamente antes da viagem, para ser exata), quando eu achei que ia começar a relaxar - após terminar de escrever a minha tese, um longo e complicado processo - veio a oportunidade de começar a dar aula para alunos do jornalismo.

 

Nenhuma das duas experiências foi fácil. Ambas exigiram, de formas diferentes, algum sacrifício. Dar aulas ainda me exige sacrifício - porque o semestre ainda não terminou.

Mas estou muito feliz com tudo que estas duas vivências me trouxeram e estão me trazendo.

 

um ano e meio eu não sei muito bem o que é relaxar. Fazer isso o que tantas pessoas fazem por vários dias e finais de semana, que é dar duro no trabalho que gostam, mas equilibrar essa dedicação com passeios sem pressa, curtição do tempo e do sol, da brisa, do mar, dos papos sem fim e sem data para terminar.

Eu adoro tudo isso, mas neste um ano e meio não consegui quase tempo algum para fazer estas coisas.

 

Acumulei sempre "dois trabalhos". Primeiro, como jornalista, em uma agência de comunicação, depois uma assessoria de imprensa e, finalmente, no jornal, onde estou, e com o trabalho (parte dupla) de avançar com a minha tese e, consequentemente, o doutorado.

Não aproveitei o último verão, nem alguns convites para sair... não assisti aos filmes que eu gostaria, não voltei a cantar ou a fazer alguma outra coisa que eu ainda não fiz.

Depois, quando tinha finalizado a minha tese e estava começando a pensar na minha vida apenas como jornalista que trabalha em um jornal diário, mas com tempo livre para o resto da vida, surge a oportunidade de começar a dar aula.

 

Não reclamo por estas coisas. Pelo contrário. Agradeço.

É uma satisfação e um grande aprendizado, para mim, ter cursado o meu doutorado. E ter conseguido fazer, à duras penas e de forma bastante solitária, a minha tese.

Também é uma honra e uma satisfação ter começado a dar aula. E quero continuar. Percebi que gosto disto também - e muito.

 

Mas por este último um ano e meio super pesado - após outros anos também nada fáceis - é que me sinto esgotada.

E com as férias dobrando a esquina, surge um novo vento forte de ânimo e esperança.

 

As coisas tem se desenvolvido muito bem, inclusive com estas surpresas que dão novo ânimo para a mente e a alma.

No geral, esse 2011 foi um ano bastante generoso. De muito trabalho (muito mesmo!), mas com bons frutos colhidos.

 

Claro que há partes da minha vida que ainda não estão como eu gostaria - especialmente no campo pessoal.

Se ganhei por um lado, estando muito mais próxima dos meus amados e essenciais pais, por outro não consegui ainda formar, por aqui, a "minha gente", minha tribo, aquelas pessoas que fazem toda a diferença na minha felicidade - e as quais eu tinha (tenho) em Madrid, e até em Blumenau, em épocas passadas.

Em Floripa ainda não tenho esse grupo, essa tribo, essa gente... mas acho que um dia isso vai surgir.

Também me falta o amor, aquele especial, com o qual eu queira dividir a vida e todas as suas coisas (boas e ruins). Mas esse também haverá de aparecer.

 

Tenho . E tenho certeza que tudo vem ao seu tempo. E inclusive muito mais do que eu mereço.

Então obrigada, 2011. E o final do ano promete, por uma viagem especial (Madrid, aí vou eu!!) e mais alguma surpresa que sempre acontece.

Espero que 2012 siga a mesma linha. E desejo que você, que me lê, tenha isso e muito mais. Em dobro. :)

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
Espanha, Madrid, Florianópolis, Brasil, Mulher, de 26 a 35 anos, Portuguese, Spanish, Cinema e vídeo, Informática e Internet

 
Visitante número: